Zé Elias,como era carinhosamente chamado, trabalhou diuturnamente para que Dourados se tornasse o que é hoje graças ao seus diversos serviços prestados a nossa cidade.
Nascido no dia 20 de julho de 1940 na cidade de Poços de Caldas(MG), Foi um grande estadista, municipalista e gestor e possuía grande visão de futuro, como ao idealizar o projeto do Estádio Fredis Saldivar, conhecido como Douradão, na intenção de que em poucos anos a nossa cidade teria um clube de futebol nas divisões principais do futebol brasileiro, além do esporte, Zé Elias também planejou a Rodoviária e trouxe grandes projetos de habitação como os BNHs, além de vários outros projetos de desenvolvimento para a segunda maior cidade do estado como a Prodegran – Programa de Desenvolvimento da Grande Dourados.
Sua outra grande herança foi a elaboração do primeiro Plano Diretor, para cuja elaboração chamou o conceituado urbanista Jaime Lerner, que reurbanizou e modernizou a cidade, estabelecendo o primeiro plano de urbanização, ocupação e infraestrutura da cidade trazendo consigo a ideia da preservação das nascentes dos córregos e dos fundos de vales, origem dos dois primeiros parques urbanos, Antenor Martins e Arnulpho Fioravante, Dourados deu um salto no tempo deixando de ser aquela cidade pequena, principalmente com a reforma administrativa implantada por ele e aprovada pela câmara municipal.
Zé Elias até mesmo chegou a concorrer e por muito pouco não venceu as eleições para governador do estado em 1982.
Em 1986, foi eleito deputado federal pelo PTB e em 1988 participou da elaboração da Constituição Federal, no mesmo ano tentou voltar à prefeitura de Dourados, mas foi derrotado por Braz Melo. Já em 1990, ele foi reeleito para a Câmara Federal e encerrou o mandato em janeiro de 1995.
Zé Elias disputou novamente a prefeitura com Braz Melo em 1996 e mais uma vez foi derrotado nas urnas. Em 1998, tentou, se eleger deputado estadual mas não obteve êxito. Recentemente ele ocupou a Secretaria Municipal de Planejamento na gestão de Délia Razuk.
Seus feitos com toda certeza ficarão na história política, econômica e social de Dourados.
Descanse em paz José Elias Moreira.