Menu
Quinta, 25 de abril de 2024

Praticantes do Dirt Jump, na usina velha, limpam a localidade com frequência

O projeto foi iniciado em 2018, em Dourados

15 de abr 2021 - 19h:49 Créditos: O Vigilante
Crédito: Deme Santos

A Usina Filinto Muller em Dourados, conhecida como “Usina Velha”, era uma ponto turístico da cidade, muitas famílias visitavam o local, era comum encontrar pessoas fazendo ensaios de fotos. Porém, o local precisa ser limpado constantemente por praticantes de Dirt Jump.  

A chamada Golden Trails, é uma pista de Dirt Jump, modalidade que surgiu no exterior em que os atletas pulam rampas de terra com o intuito de ter o maior tempo no ar possível para executar manobras radicais, criada em Dourados no bosque da Usina Filinto Muller, iniciativa tomada pelos jovens douradenses praticantes de BMX e Muntain Bike aro 26.

O projeto foi iniciado em 2018 por três jovens proativos, carentes de boas pistas de Skate bem projetadas para a pratica do esporte. Com autorização cedida pelo secretário de cultura em posse na época, o projeto teve sua execução e financiamento total por parte dos praticantes, sendo ela independente e sem fins lucrativos, prezando a preservação do bosque e da Usina Velha, não utilizando máquinas pesados, sendo todo o trabalho artesanal.

A fama do local já precede os praticantes do esporte no estado, sendo reconhecida e visitada por atletas de outras cidades. 


Em 2019, atletas de São Gabriel do Oeste foram prestigiar o local, originando o primeiro "JAM" no Golden Trails.

Desde o seu surgimento, o esporte tem tomado força no estado, impulsionando a origem de pistas em São Grabriel do Oeste e em Campo Grande.

Hoje, os atletas lutam pelo reconhecimento do local, a preservação da Usina Velha, do bosque e do córrego Laranja Doce, assim como infraestrutura para acesso de visitantes - iluminação, coleta de lixo, bancos, acesso a história do local e policiamento - já que a população douradense perde muito de sua história em deixar o lugar abandonado.



Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias