
O Instagram lançou três figurinhas temáticas para ser postados juntos com fotos ou vídeos dos stories, que é chamado de ‘stickers’.
O tema é sobre o Ramadã, que é o mês sagrado de jejum e oração para o povo muçulmano, que teve início dia 13 de abril e segue até o dia 12 de maio.
Apesar de as figurinhas representarem símbolos da religião, alguns usuários aplicaram as ilustrações em postagens que não tinham nenhuma relação com o islamismo.
Isso gerou polêmica: houve quem apontasse desrespeito e insensibilidade por parte de quem usou esses stickers em fotos na rede social sem conexão com o Ramadã.
O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico. Como os muçulmanos acreditam que parte dos versos do Corão foram revelados ao profeta Maomé nesse período, a religião trata o Ramadã como o mês mais sagrado.
Durante 30 dias, os muçulmanos reforçam as orações, intensificam a leitura do Corão e praticam jejum do nascer ao por do sol.
Com isso, os praticantes do Islã acreditam que o sacrifício reforça a proximidade com Deus e fortalece o espírito.
As ilustrações são de autoria da artista Hala AlAbbasi, do Bahrein. Segundo o Instagram, a intenção dela era que as figurinhas "sejam usadas ao longo do Ramadã para marcar momentos de celebração, de saudações a suhoors e iftars [refeições especiais do período] e toda forma de celebrar a festividade".
Nem ela nem o Instagram chegam a dizer que as figurinhas são exclusivas para os muçulmanos.