Completando 20 anos de pontos corridos, o Brasileirão de 2023 começa neste fim de semana, com dez jogos da primeira rodada. No sábado (15), 14 equipes iniciam suas trajetórias no campeonato nacional, enquanto outras seis dão o pontapé inicial no domingo (16). O SBT Sports destaca o bom e o mau momento de alguns dos competidores.
Embalados
Atual campeão, o Palmeiras chega com moral para defender o título do Brasileirão. Mesmo com derrota na estreia da Libertadores, o Verdão vem embalado com a conquista do Paulistão e a vitória de virada na primeira partida da Copa do Brasil diante da Tombense. Além disso, a equipe de Abel Ferreira é muito sólida e difícil de ser batida.
Outro time que chega com moral é o Fluminense, do técnico Fernando Diniz. Além de belos placares nas estreias da Libertadores e Copa do Brasil, o Flu goleou o Flamengo por 4 a 1 e ficou com o título do Campeonato Carioca. O futebol do Tricolor das Laranjeiras, que recentemente aganhou o reforço do lateral-esquerdo Marcelo, é tido como o mais bonito do Brasil.
Vice-campeão da Libertadores do ano passado, o Athletico-PR perdeu pela primeira vez na temporada no duelo de estreia da Copa do Brasil contra o CRB. Mesmo assim, não há como não destacar o começo de ano do Furacão, campeão invicto do Paranaense.
Outro campeão estadual que chega embalado é o Grêmio, que acabou de retornar à elite do futebol nacional. Depois de bater o Caxias na final do Gaúchão, os comandados de Renato Portaluppi ainda estrearam com vitória fora de casa na Copa do Brasil contra o ABC. O Imortal ainda tem no ataque uma peça que deve brigar pela artilharia: o uruguaio Luis Suárez.
Sem dúvidas, poucos times chegam no Brasileirão como o Fortaleza: campeão cearense em cima do maior rival, o Ceará, classificação para as oitavas da Copa do Brasil encaminhada, depois de um 6 a 1 no Águia de Marabá, e estreia na Sul-Americana com goleada por 4 a 0 no Palestino. O time comandado pelo técnico Vojvoda pode brigar por algo grande no Brasileirão.
Por fim, um destaque positivo do início da atual temporada é o América-MG. Antes das derrotas na final do Mineiro, para o Atlético, o Coelho não tinha perdido no ano. Além do belo retrospecto jogando em casa, o América chega embalado depois de boas vitórias na estreia da Copa do Brasil e da Sul-Americana.
Em baixa
Por outro lado, sempre há equipes que entram no Brasileirão com um começo de ano conturbado. O Flamengo é uma delas. O Rubro-Negro demitiu o técnico português Vítor Pereira e está em busca de um novo nome para o cargo. Dentro das quatro linhas, o Clube da Gávea perdeu cinco possíveis títulos (Supercopa do Brasil, Mundial, Recopa Sul-Americana, Taça Guanabara e Cariocão), além de ter estreado com derrota para o Maringá na Copa do Brasil.
Outro que repete o roteiro do ano anterior é o Corinthians, que é forte dentro de casa e apático fora dela. Mesmo com vitória na estreia da Libertadores, diante do provável azarão do grupo, o Timão amargou uma precoce eliminação no Paulistão nas quartas de final para o Ituano e estreou na Copa do Brasil com derrota para o Remo. Além disso, a equipe ficará dois meses sem seu maestro, o meia Renato Augusto.
Derrota na estreia da Libertadores, susto na Copa do Brasil e ruído do técnico com diretoria e elenco. Apesar do título no Campeonato Mineiro, essa é a realidade do Atlético, que tem um incrível elenco, capaz de se reerguer, mas que entra fragilizado para o Brasileirão.
Por fim, o quarto destaque negativo é o São Paulo. O Tricolor até estreou bem na Sul-Americana, mas o desempenho em campo dos comandados de Rogério Ceni preocupa a torcida. A equipe ficou no empate sem gols, no Morumbi, com o Ituano, depois de ser eliminado no Paulistão para o Água Santa diante da maioria de sua torcida. Sinal de alerta ligado no São Paulo.
Confira todos os jogos da primeira rodada do Brasileirão 2023
15/4 - sábado
- Palmeiras x Cuiabá - Allianz Parque, às 16h
- América-MG x Fluminense - Independência, às 16h
- Botafogo x São Paulo - Nilton Santos, às 18h30
- Red Bull Bragantino x Bahia - Nabi Abi Chedid, às 18h30
- Athletico-PR x Goiás - Arena da Baixada, às 18h30
- Fortaleza x Internacional - Castelão, às 18h30
- Atlético-MG x Vasco - Mineirão, às 21h
16/4 - domingo
- Flamengo x Coritiba - Maracanã, às 16h
- Corinthians x Cruzeiro - Neo Química Arena, às 16h
- Grêmio x Santos - Alfredo Jaconi, às 18h30