Menu
Quinta, 25 de abril de 2024

GUARDA MUNICIPAL AMBIENTAL ORIENTA A POPULAÇÃO SOBRE DESCARTE DE LIXO

.

15 de jun 2021 - 14h:12 Créditos: Assessoria
Crédito: Divulgação

A Guarda Municipal Ambiental juntamente com imam – Instituto do Meio Ambiente é responsável pela fiscalização ambiental no município. Um dos grandes problemas encontrados nas fiscalizações são os descartes de lixo, resíduos e diversos materiais jogados em locais não autorizados e inapropriados para esse fim.  

Durante as fiscalizações ambientais a GMA tem encontrado diversos pontos de descartes de dejetos e lixos nas vias públicas, terrenos baldios, até em reservas ambientais. Segundo a guarda municipal ambiental gm 3ª paiva, “infelizmente são vários os pontos da cidade que clandestinamente as pessoas descartam irregularmente esses resíduos”

Somente em 2021 a Guarda Municipal Ambiental realizou 957 procedimentos de fiscalização ambiental, nas quais foram 42 fiscalizações sobre os descartes de lixos irregulares.

O lixo descartado é caracterizado como resíduos sólidos, sendo alguns passíveis de reciclagem e outros são rejeitos (não recicláveis).

A Guarda Municipal Ambiental tem orientado a população e empresas para não realizarem o descarte irregular de resíduos sólidos, pois cabem sanções administrativas e multas embasadas na lei complementar nº 55, de 19 de dezembro de 2002. As multas podem chegar até 400 mil reais, e caso o descarte ocorra em unidade de conservação e preservação ambiental a multa pode chegar a 1 milhão de reais.  

Visando proteger o meio ambiente de nossa cidade principalmente os parques ambientas a Guarda Municipal Ambiental - está intensificando as fiscalizações e autuando infratores pela prática do crime ou infração ambiental. As pessoas flagradas realizando o descarte irregular, principalmente os realizados em grandes volumes, transportados em veículos com carrocerias, em caminhões, sejam eles, galhos, pneus, papéis, plásticos, eletrônicos ou móveis os responsáveis serão multados

Os resíduos possuem o local correto de descarte em dourados: para galhos verdes devem ser levados ao picador municipal, para  móveis o ecoponto da via parque , em caso de descarte de pneus  na rodovia 163 - chácaras trevo, eletrônicos no ecoponto da rua ponta porã n 6791, e os demais ecopontos na cidade.  

A população pode buscar informação para o descarte correto de lixo na guarda municipal ambiental no telefone 67-3421-1519 e no imam (instituto de meio ambiente de dourados) pelo telefone 67-3428-4970.

Segunda a GM ambiental Paiva “precisamos ser conscientes e buscar informações, pois existem locais corretos para o descarte. Os locais irregulares acumulam resíduos que atraem ratos, moscas, baratas, mosquitos da dengue, animais peçonhentos, a possibilidade de contaminação do solo e causar doenças aos seres humanos e animais”. Faça o descarte correto e preserve o meio ambiente, assim melhorando a qualidade de vida de todo bairro e evitando multas, conclui a GM.  




widget de imagem

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias