Na próxima semana, a partir do dia 19 de julho, termina o recesso escolar e com isso os alunos terão aulas remotas até que o retorno presencial escalonado tenha início.
O retorno presencial escalonado das aulas da Rede Municipal de Ensino (Reme), que terá início no dia 26 de julho, foi regulamentado na Resolução n. 223, publicada no Diário Oficial (Diogrande). O texto estabelece o retorno gradual dos alunos da Reme às escolas, para evitar a disseminação da Covid-19.
Para o retorno às aulas presenciais cada unidade escolar elaborou seu respectivo documento padrão de procedimentos/POPs, aprovado pelo setor competente da Secretaria Municipal de Educação/SEMED.
Os responsáveis devem se manifestar por escrito, por meio de termo de responsabilidade e compromisso padrão, sobre o retorno ou não do aluno às aulas presenciais.
O retorno presencial considera o limite físico de 1,5m entre os alunos e para garantir o distanciamento adequando as escolas de educação infantil (EMEIs) e de ensino fundamental devem considerar a divisão das turmas em 25% até 50% da ocupação da sala de aula.
Os pais ou responsáveis que optarem, no primeiro momento, pelo ensino não presencial, deverão estar cientes de que o aluno precisa realizar as atividades domiciliares.
De acordo com a assessoria, as atividades serão disponibilizadas pelos professores da escola, porém o atendimento remoto será oferecido on-line, via aplicativo de mensagens (WhatsApp) por técnicos da Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais/SUPED.
Entre o dia 19 e 23 de julho os profissionais da educação passarão por formação com foco nas ações do plano de retorno às aulas presenciais, garantindo a biossegurança. O escalonamento semanal é definido por cada escola, de acordo com as etapas de ensino, quantidade de alunos e tamanho das salas.