Menu
Terça, 16 de abril de 2024

Sidagro intensifica fiscalização em frigoríficos para melhorar produção em Campo Grande

O SIM, que tem por objetivo a prévia inspeção da produção industrial e sanitária.

15 de set 2021 - 10h:43 Créditos: Linckon Lopes
Crédito: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Campo Grande

Para melhorar a produção, comercialização e divulgação dos produtos de origem animal produzidos em Campo Grande, a equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM/CG), setor da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio) está intensificando a fiscalização nos frigoríficos da Capital.


O SIM, que tem por objetivo a prévia inspeção da produção industrial e sanitária, segue regras estabelecidas no DECRETO n. 13.913, de 4 de julho de 2019 e a equipe está orientando os fabricantes na maneira correta do uso do Selo.

Nesta semana a equipe visitou o Frigorífico Flor da Serra, um exemplo que mostra a importância da empresa possuir a certificação e o selo SIM/CG. Atuando há 20 anos no abate de suínos, as instalações do frigorífico são inspecionadas diariamente, garantindo a entrega de um produto de qualidade aos consumidores campo-grandenses.

“Estamos aumentando e melhorando a estrutura da nossa agroindústria, para que nossos produtos cheguem a cada dia com melhor qualidade à mesa da população”, garante Agnaldo Flávio Orico de Macedo, proprietário do frigorífico.

Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

Campo Grande tem hoje 34 empresas que já receberam o Certificado do SIM/CG e que estão aptas a comercialização dos produtos nos mercados e supermercados da Capital. Além disso a equipe do Serviço de Inspeção Municipal da Sidagro estuda a Lei que estabelece o SIM e busca a adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

“Primeiro identificamos que alguns frigoríficos tinham o Certificado e usavam o selo em cores divergentes da legislação, outro ponto que estamos estudando é sobre as competências da Lei que existem alguns sombreamentos que podem sugerir dúvidas com relação a fiscalização da Vigilância Sanitária, mas uma atua na fabricação dos produtos e a outra no comércio deles, e por fim estamos em busca da adesão ao SISBI para que os estabelecimentos registrados no SIM/CG possam comercializar seus produtos em todo o território nacional”, declara João Duarte, superintendente do Agronegócio da Sidagro.

Sobre o Certificado do SIM/CG

O Certificado do SIM/CG atesta que os produtos são apropriados aos consumidores, isto é, não apresentam risco à saúde humana demonstrando a qualidade e respaldando que o produto está dentro dos padrões técnicos estabelecidos pelas normas vigentes.

As empresas podem obter esse Certificado que garante a qualidade dos produtos comercializados. No site http://www.campogrande.ms.gov.br/sedesc há um passo a passo completo para ser acessado pelas empresas que pretendem obter o Certificado de Registro no SIM/CG. Acessando a página é só clicar no ícone agronegócio e buscar o item serviço de inspeção municipal. A cartilha preparada pelos técnicos do SIM orienta detalhadamente como obter o certificado.

O SIM/CG é um Serviço de saúde Pública de natureza essencial e realiza a prévia fiscalização sob o ponto de vista industrial e sanitário “antes” e “pós” abate dos animais, de todos os produtos de origem animal destinados ao consumo humano. Realizando a prévia fiscalização do pescado e seus derivados, do leite e seus derivados, do ovo e seus derivados, produtos de abelha e seus derivados. Sejam eles preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município de Campo Grande.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias