Menu
Sábado, 05 de julho de 2025

Agronegócio tem investido em tecnologia nos últimos anos

São 67% de produtores que já usaram tecnologia

15 de dez 2020 - 09h:02 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O agronegócio está inovando em relação à tecnologia, são vários investimentos que vem sendo feito ao longo dos anos.  

Ano passado o agronegócio produziu R$ 1,55 trilhão em produtos e serviços, por meio da tecnologia.  

De acordo com o ministério da agricultura, são 67% das propriedades no campo que já usaram alguma tecnologia.  

“Embora seja uma das áreas mais tradicionais da nossa economia, também é muito aberta a inovações. Empresas de diferentes portes estão aderindo a novas tecnologias, não só para atividade fim, como plantio e colheita, mas para atividades meio, como gestão de processo e monitoramento de produtividade”, destaca Mário Calzavara, consultor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Sistema Fiep.

“O setor agro é um grande demandante de soluções em IA. Além do programa de inovação aberta, que conecta startups e grandes empresas, também temos um programa de residência na área, e ambos desenvolvem provas de conceito em IA, preparando as empresas para as mudanças da Indústria 4.0”, complementa Mário.

O agronegócio para produzir melhor e mais aposta na transformação da tecnologia, para acelerar a produtividade.  

“Operacionalizamos ações de digitalização, automação e robotização de processos para as indústrias paranaenses. No geral, o agronegócio busca ganhos de produtividade, melhoria e digitalização de produtos, além de melhores práticas em governança e gestão de serviços de TI”, diz Silvana Kumura, coordenadora de Tecnologia e Inovação no IST de Londrina.

“Nossa proposta de valor é incorporar inteligência aos processos de gestão e produção das organizações, por meio do uso de tecnologias 4.0. Buscamos ser um ativo para que a indústria do agronegócio possa fazer sua jornada de negócio analógico a negócio inteligente”, finaliza Silvana Kumura.

O Paraná, por exemplo, está tendo como desafio de ampliar o alcance da internet junto a pequenas e médias indústrias.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias