Menu
Quinta, 04 de março de 2021

Cabo Submarino que ligará Brasil e Europa é ancorado em Fortaleza

O Brasil ganhará mais um ponto de conexão de internet de alta velocidade com a Europa

15 de Dez 2020 - 13h:27 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Dimas Scatolini

Um cabo de fibra óptica submarino ligará as cidades de Fortaleza, no Ceará, a Sines em Portugal, que permitirá o tráfego de dados de 72 terabits por segundo e latência de 60 milissegundos.  

Segundo o ministro das Comunicações, Fabio Faria, a capacidade de transmissão de dados será´7 mil vezes maior que a atual: “a iniciativa vai nos preparar para receber o 5G”.

A ancoragem do cabo aconteceu segunda feira (14), na Praia do Futuro, e o projeto tem em expectativa de conclusão para meados de 2021.  

Segundo o Ministério das Comunicações, o cabo ainda se estenderá para pontos no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de conexões na África e em outros países europeus, ilhas do Atlântico e Guiana Francesa

O cabo é instalado no assoalho oceânico e tem 6 mil quilômetros de extenção, podendo chegar a 5 quilômetros de profundidade em alguns locais, a instalação será feita por uma empresa privada, a Ellalink e custará R$ 1 bilhão.

Segundo Fabio Faria o Brasil é um dos países que mais produz dados no mundo, e com o 5G  teremos um aumento ainda maior e  precisamos de escoamento.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias