O ex-presidente Jair Bolsonaro passou a primeira noite detido na chamada “Papudinha”, ala especial do Complexo Penitenciário da Papuda, após ser transferido ainda no fim da tarde de quinta-feira (15). O espaço é oficialmente denominado Sala de Estado-Maior da Polícia Militar do Distrito Federal.
Segundo a Agência Brasil, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro visitou o marido durante a noite. Com a transferência, Bolsonaro passa a ter direito a receber visitas por dois dias consecutivos. A mudança de local foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e provocou manifestações públicas de familiares do ex-presidente.
Na manhã desta sexta-feira (16), o vereador Carlos Bolsonaro publicou nas redes sociais a hashtag “Bolsonaro em casa”. Já o senador Flávio Bolsonaro questionou se a decisão do ministro teria sido a mesma caso envolvesse o ex-presidente Michel Temer. Michelle Bolsonaro, por sua vez, agradeceu à Polícia Federal pelos cuidados prestados ao marido.
A transferência foi autorizada após pedidos da defesa, que solicitou melhores condições para a permanência do ex-presidente, incluindo ampliação do tempo de visitas, possibilidade de prática de exercícios físicos e realização de sessões de fisioterapia em horários mais flexíveis.
Na Papudinha também estão detidos o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, preso em dezembro no Paraguai. O local é destinado, em geral, a policiais, militares e autoridades, oferecendo celas maiores, com cerca de 60 metros quadrados, além de regras mais flexíveis quanto a alimentação e vestuário.
Bolsonaro estava preso desde 22 de novembro, após tentar romper a tornozeleira eletrônica. Ele foi condenado a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. No fim do ano, o ex-presidente passou por duas cirurgias, para tratamento de hérnia e crises persistentes de soluço. A condição de saúde foi utilizada por aliados e familiares para pedir prisão domiciliar humanitária, solicitação que foi negada pela Justiça.



