
No dia 16 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional do Repórter. Esse cargo exercido por profissionais da comunicação tem a função de investigar, pesquisar, entrevistar e produzir notícias e matérias para a TV, impresso, rádio e internet. Faça chuva ou faça sol, o repórter está sempre em alerta para levar as notícias até a população.
Todo repórter é jornalista, mas nem todo jornalista é repórter – o Dia do Jornalista é comemorado em 7 de abril.
O repórter, geralmente, cobre uma pauta definida pelo seu chefe, o editor. Como os jornais são divididos em editoria, seus profissionais também são. Existem repórteres de política, esportes, educação, cidades, mundo, economia, cultura, entre outros, além dos repórteres fotográficos.
Um relatório divulgado em 2013 pela Organização Repórteres sem Fronteiras mostra que o Brasil é o país que tem o maior número de jornalistas mortos da América Latina.
Euclides da Cunha é considerado por alguns historiadores o primeiro repórter do Brasil devido à cobertura da Guerra de Canudos para o jornal O Estado de São Paulo. Na época Euclides entrevistou presos, pesquisou personagens e narrou o que acontecia na pequena vila para o jornal paulista.
O trabalho do repórter é de vital importância para sociedade por dar conhecimento da informação de interesse público para toda a sociedade. Parabéns aos repórteres!
Jornal O Vigilante parabeniza a todos amigos e colegas de profissão, que exercem com ética e profissionalismo, levando diariamente notícia para uma nação.