Crédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou nesta segunda-feira (16) que pretende acionar o Ministério Público para investigar possível improbidade administrativa envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a escola de samba Acadêmicos de Niterói.
Segundo o parlamentar, o desfile realizado no domingo (15) teria caracterizado promoção eleitoral antecipada. Em publicação nas redes sociais, ele declarou que houve exaltação do presidente e de programas de governo durante a apresentação transmitida nacionalmente.
O deputado também criticou o posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tratou o evento como manifestação cultural. Ferreira afirmou ainda que, caso Lula registre candidatura em 2026, pretende ingressar com ação eleitoral por suposto abuso de poder político e econômico.
No Senado, o líder da oposição Rogério Marinho (PL-RN) informou que também avalia medidas judiciais na Justiça Eleitoral. O parlamentar declarou que buscará apuração sobre eventual uso de eventos culturais de grande alcance para promoção política, embora não tenha detalhado o tipo de ação nem o prazo para protocolo.
Até o momento, não há decisão judicial sobre o caso.



