Estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (16), na Secretaria Municipal de Saúde, em Dourados, para debater sobre o Novo Coronavírus (Covid-19), os secretários dos municípios que compõem a macrorregião da cidade que são Nova Andradina e Ponta Porã.
O diretor do Complexo Regulador da Sems, Frederico de Oliveira Weissinger, disse que a execução do plano de contingência para o vírus no município de Dourados já está em andamento, e que todo caso suspeito deve receber avaliação médica nas Unidades Básicas de Saúde, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h ou Hospital da Missão Caiuás, que classificará o caso e recomendará a conduta clínica de acordo com o quadro apresentado.
Para Frederico, se o caso apresentado pelo paciente for considerado leve, o caso será notificado imediatamente à vigilância epidemiológica e ou ao Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), e então, encaminhar para o isolamento domiciliar.
No entanto, se o quadro for classificado como grave, a pessoa será encaminhada para um atendimento de maior complexidade. O diretor pondera que embora seja uma situação de saúde pública e preocupante, não deve ser considerada alarmante.
E que as cidades precisam agir de forma rápida e responsável, através da implementação de medida de caráter excepcional.
Os telefones para pacientes suspeitos disponibilizados pela Secretaria de Saúde são 0800-647-1650, (67) 3318-1823 e (67) 98477-3435 (WhatsApp/24hs).