O vereador Nielson Kopke de Jesus, conhecido como Juninho de Jacareí, foi preso por homicídio e tentativa de homicídio cometidos em fevereiro. Segundo as investigações, o atirador tentou fazer "justiça com as próprias mãos" contra usuários de drogas que seriam traficantes em Mangaratiba (RJ).
Nielson disparou pelo menos dez vezes em direção às vítimas, matando um jovem de 19 anos e ferindo outro rapaz de 25. O vereador diz que sofre de perseguição política.
O parlamentar teria discutido com usuários de drogas em uma praça da cidade, localizada no sul do estado. Os usuários estariam tentando implantar um ponto de venda de entorpecentes no local, reduto eleitoral do atirador.
Dias depois, o vereador passou no local, armado, e efetuou mais de dez disparos, atingindo as vítimas. O mais jovem morreu na hora e o de 25 anos sobreviveu. Segundo a polícia, o rapaz de 19 anos tinha passagens quando menor de idade.
Juninho de Jacareí foi eleito em 2020 com pouco mais de 900 votos. O acusado permanece preso e a polícia fez apreensões de celulares e uma arma.