A semana começa com temperaturas baixas em grande parte do Brasil. A previsão é é de serie de sucessões climáticas com risco de geada e neve.
A massa de ar frio, começou no domingo e vai se reforçar sobre o território brasileiro entre os dias 18 e 20 deste mês não apenas será de maior intensidade. O que mais vai chamar a atenção neste episódio de frio será a sua extensão com a incursão fria atingindo ao menos metade dos estados do Brasil com declínio muito acentuado da temperatura.
???????
A abrangência da massa de ar frio fará com que muitos estados registrem geada e de moderada a forte intensidade em diversos locais. Espera-se geada nos três estados do Sul e em muitos pontos do Centro-Oeste e do Sudeste, inclusive em locais mais ao Norte do Brasil Central, como o Mato Grosso e Goiás, onde ocorrências de geada em maio são menos comuns.
Com isso, há riscos para diversas culturas que vão do milho segunda safra ao café, porém, em especial, para as frutas e hortaliças em momento que já é de grande alta de preços no mercado pela conjuntura econômica inflacionária.
TEMPERATURA
Em MS, o ar mais frio invade a região entre terça e quarta e trará madrugadas muito frias na segunda metade desta semana.
Campo Grande por ter marcas de 7ºC a 8ºC de quarta até sábado da semana que vem. No interior, mínimas abaixo de 5ºC em diferentes cidades com geada.
No Mato Grosso, o resfriamento deve ser muito mais intenso que o normal para maio e deve mesmo gear em algumas localidades em pleno maio. A temperatura pode cair a 12ºC ou menos em Cuiabá.