Menu
Sábado, 04 de julho de 2020

Cientistas apresentam primeiro remédio com eficácia comprovada contra Covid-19

Dexametasona foi testada em 6 mil pacientes por cientistas da Universidade de Oxford

16 de Jun 2020 - 16h:48 Créditos: Midiamax
Crédito: Reprodução, Reuters

Cientistas do mundo todo estão em uma verdadeira corrida contra o tempo em busca de uma vacina eficiente contra a covid-19. Nesta terça-feira (16), cientistas da Universidade de Oxford identificaram o que chamaram de primeira droga comprovada, capaz de reduzir as mortes relacionadas ao coronavírus.

Conforme informou o jornal The New York Times, trata-se do esteroide dexametasona, que foi testado em 6 mil pacientes na Grã-Bretanha. Além do baixo custo, a droga poderia reduzir significativamente as mortes de pacientes hospitalizados, afirmaram os cientistas. A dexametasona já se mostrou eficaz em um terço dos pacientes que recebem ventilação, e em um quinto dos que recebem tratamento de oxigênio.

O secretário de saúde britânico Matt Hancock, disse que os médicos do Serviço Nacional de Saúde começaram a tratar os pacientes com o medicamento na tarde desta terça-feira. O governo começou a estocar dexametasona há vários meses, pois estava esperançoso em relação ao potencial da droga, confirmou Hancock, que tem 200 mil doses.

“A dexametasona é a primeira droga a ser mostrada para melhorar a sobrevivência em covid-19”, disse Peter Horby, professor de doenças infecciosas emergentes da Universidade de Oxford e um dos principais investigadores do estudo.

Horby ainda afirmou, que a dexametasona deve se tornar o ‘padrão de cuidado nesses pacientes’, levando em conta que é barata, amplamente disponível e pode ser usada imediatamente.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias