Centenas de católicos estão desde o início da manhã desta quinta-feira na principal avenida de Dourados preparando a celebração do Corpus Christi. Feriado em todo território nacional, o Corpus Christi é uma comemoração importante para a Igreja Católica, dia em que as ruas das cidades são enfeitadas com tapetes confeccionados em materiais como isopor, pó de café e palha de arroz.
A movimentação começou pouco depois das 6 horas, reunindo católicos de diversas paróquias da cidade. O tapete está sendo montado a partir da catedral Imaculada Conceição, na Praça Antonio João, segue pela rua Joaquim Teixeira Alves, sobe por um quarteirão da rua Melvin Jones e retorna pela avenida Marcelino Pires, até chegar à praça.
A Missa Campal será celebrada pelo bispo diocesano Dom Henrique em frente à Catedral, às 15 horas. Ao término da missa será iniciada a procissão com o Santíssimo Sacramente pelo tapete.
A DATA
Do Latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”. É neste momento que a comunidade católica celebra, publicamente, a Eucaristia, sendo o único dia em que se é permitido sair com o Santíssimo Sacramento pelas ruas em procissão, que são enfeitadas com os tapetes. A celebração do corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia surgiu em 1264.
A data acontece anualmente na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade e tem relação com o Domingo de Páscoa, porque deve acontecer 60 dias após. Por isso, a data da celebração de Corpus Christi é móvel.