Uma operação de fiscalização na produção de fertilizantes apreendeu aproximadamente 100 mil litros de produtos fluídos e 412 toneladas de fertilizantes sólidos em industrias do estado de São Paulo. A ação foi feita por uma equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou, entre os dias 8 e 12 deste mês para auditar processos de produção e procedimentos de controle de qualidade de fertilizantes, inoculantes e biofertilizantes.
A equipe também fez 26 coletas de produtos para análises fiscais, sendo que as amostras de inoculantes representam o equivalente a 260 mil doses de produto. “Os produtos que contém microrganismos têm sido uma tendência crescente no mercado de fertilizantes na atualidade”, destaca o coordenador de Fertilizantes, Inoculantes e Corretivos, Henrique Bley.
Durante a operação, auditores fiscais federais agropecuários fiscalizaram 34 empresas da região de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Barretos. Ao todo, foram emitidos 22 autos de infração. Na ocasião, oito empresas foram embargadas cautelarmente para realização de adequações, sendo que a principal irregularidade constatada foi a ausência ou insuficiência de análises de controle de qualidade das matérias-primas e produtos acabados.
A fiscalização constatou também que diversas empresas produtoras de fertilizantes fluidos estão produzindo adjuvantes. “Essa atividade, embora isenta de registro no Mapa, deve estar devidamente separada e identificada na área fabril, bem como os rótulos dos produtos não devem fazer qualquer menção ao registro da empresa na área de fertilizantes, inoculantes e corretivos”, explica Bley.