Gasolina ou álcool (etanol)? Essa é uma das grandes dúvidas quando o assunto é custo-benefício na hora de abastecer veículos flex — aqueles que têm capacidade para funcionar com os dois tipos de combustíveis.
Para ajudar na decisão, o g1 preparou uma calculadora que indica o que mais vale a pena, com base na chamada regra dos 70% — que considera o preço e o rendimento de cada combustível.
Os preços também podem ser bem diferentes quando considerada cada região do país. Dados semanais da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), por exemplo, mostram essas discrepâncias nos levantamentos divulgados.
Gasolina ou álcool: qual compensa mais? — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A conta média para saber o que mais vale a pena, no entanto, é sempre a mesma — e é menos complicada do que parece. Esse cálculo existe porque a gasolina rende mais do que o álcool.
Segundo especialistas, o etanol é mais vantajoso quando está custando até 70% do preço da gasolina.
A conta na prática
O cálculo da ferramenta do g1 é o seguinte: quando você seleciona e insere o preço do álcool, esse valor é dividido por 0,70 — ou seja, 70%. Já no caso da gasolina, o preço é multiplicado por 0,70.