Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Em SP funcionárias de loja maçônica vão a justiça

Elas alegam ter sidos assediadas

16 de out 2020 - 16h:21 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Duas ex-funcionárias da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (Glesp) foram à Justiça contra o grão-mestre João José Xavier. As mulheres acusam Xavier de assédio sexual e importunação sexual.

Em nota, João José Xavier atribui as denúncias a grupos que se opõem à sua gestão. "Não tenho dúvidas de minha inocência e de não ter agido de forma a praticar os atos que me são imputados, razão pela qual confio que os mesmos serão esclarecidos e a Justiça devidamente aplicada", diz o texto.

Em depoimento, uma das vítimas contou que Xavier exigia que ela fosse lhe servir café e dentro do gabinete, aproveitava para as investidas. Chegou a mostrar vídeos de mulheres no Whastapp dele e dizer: "Nossa, loirinha, olha só essa moça, que bunda bonita, deve ser igual à sua, só que infelizmente eu não vi a sua, você não quer nada comigo, né?'.

Numa das vezes, indagou o que ela faria se ele a agarrasse e chegou a abrir o endereço da casa dela no computador para ver onde morava e perguntou qual a profissão do marido dela. A jovem respondeu que era guarda municipal e que tinha duas armas.

No depoimento à Justiça, a funcionária contou que Xavier fazia os comentários em público. Comentários como "nossa, você está gostosa hoje" eram comuns e Xavier teria chegado a dar tapas nas nádegas dela e passar as mãos em suas pernas. Embora tenha recorrido ao chefe imediato para se queixar, ela não obteve apoio, pois todos temiam perder o emprego.

Além dela, uma faxineira também foi assediada. A funcionária contou que Xavier tocava em seus seios e no bumbum e dizia que imaginava ela "sem roupa".

Sem ceder aos assédios, as duas funcionárias foram demitidas em julho.

A Loja Maçônica afirmou que os fatos imputados a Xavier são gravíssimos, mas que é necessário ter "isenção de ânimos e serenidade" para que os fatos sejam analisados de forma imparcial e justa.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias