Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina pediram ajuda ao Brasil para repatriar cidadãos que estão em áreas de conflito em Israel. Segundo o chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo Lula, Paulo Pimenta, os quatro países contataram o presidente Lula para solicitar auxílio.
“Enquanto alguns países estão cobrando pelo resgate das pessoas que estão correndo perigo nas áreas de conflito, Presidente Lula vira referência na repatriação de brasileiros e brasileiras com a Operação Voltando em Paz”, afirmou Pimenta.
O Brasil resgatou 916 pessoas e 24 animais de estimação em Israel em cinco voos da FAB (Força Aérea Brasileira) desde o ataque do Hamas, no último dia 7. O país é o primeiro a desencadear a operação de repatriação e o presidente determinou que os voos sejam mantidos até que todos sejam resgatados.
Em reunião nesta segunda (16), Lula foi informado que o número de pessoas mortas soterradas em Gaza pode chegar a mil. O chanceler Mauro Vieira e o assessor Celso Amorim estimam que o conflito entre Israel e o Hamas ainda deve durar por um longo período.
“Foi a ação mais rápida na história da FAB de repatriação de brasileiros. O Brasil foi o primeiro país a repatriar os seus, e as ações continuam. Continua também a mobilização de todo o Ministério das Relações Exteriores no sentido da liberação de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza”, disse Pimenta.
Por enquanto, o foco do governo brasileiro é resgatar pessoas do próprio país, incluindo o grupo de 32 pessoas que está na região da Faixa de Gaza. Cerca de 2,7 mil brasileiros solicitaram resgate, segundo o Itamaraty.