Novembro começou nesta segunda-feira (1º) e, com o fim de ano se aproximando, os entusiastas natalinos já começam os preparativos para 25 de dezembro. O que muitos não sabem é que existem datas corretas para montar e desmontar a árvore de Natal.
Quando montar a árvore de natal?
Segundo a tradição cristã, a árvore deverá ser montada no primeiro domingo Advento, neste ano comemorado no dia 28 de novembro, quatro semanas antes do Natal.
O Advento é um tempo de preparação para o Natal, que marca o nascimento de Jesus Cristo. Os fiéis celebram o nascimento de Jesus, se arrependem de seus pecados e promovem a fraternidade entre a igreja.
Como os enfeites simbolizam a preparação para a data tão esperada pelos cristãos, devem estar presente ao longo deste período.
Quando montar o presépio de Natal?
Os católicos, que têm costume de montar também o presépio, devem esperar mais um pouco para armá-lo.
A data correta é o terceiro domingo do Advento, neste ano em 12 de dezembro, dia marcado pelo aviso que o anjo Gabriel anuncia a chegada de Jesus para Maria.
Quando desmontar a árvore de natal?
Também existe o momento correto para desmontar a árvore de Natal, que é o Dia de Reis, em 6 de janeiro.
Presépio
São Francisco de Assis foi o primeiro a montar um presépio natalino, em 1223, na Itália. Era um momento onde a Igreja Católica não autorizava representações litúrgicas nas paróquias.
Contudo, São Francisco recebeu a permissão para montá-lo, com objetivo de relembrar o momento do nascimento de Jesus Cristo, facilitando a compreensão da população acerca do evento narrado na Bíblia.
Já no Brasil, o presépio foi montado pela primeira vez em 1552, pelo padre José de Anchieta.
O presépio deve conter os animais, simbolizando a simplicidade de Jesus e a natureza em serviço de Deus; os pastores, que foram os primeiros a saberem do nascimento de Jesus, depois de José e Maria; o anjo, como mensageiro de Deus; a estrela, que guiou os Reis Magos até o local onde nasceria Jesus.
Também os três Reis Magos, que representam a ciência, junto aos seus presentes: o ouro, incenso e mirra. Por fim, devem compor também o cenário José, Maria e Jesus.