Menu
Sexta, 22 de novembro de 2024

MPE cumpriu mandados na Secretaria de Fazenda e setor de licitações em Amambai

Ao todo, os promotores e agentes do GECOC e do Gaeco foram às ruas para cumprir seis mandados de prisão preventiva e 44 mandados de busca e apreensão nos municípios de Amambai, Campo Grande, Bela Vista, Naviraí e Itajaí (SC).

16 de nov 2023 - 23h:49 Créditos: O Jacaré
Crédito: Ilustrativa

Equipes do GECOC (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) cumpriram mandados de busca e apreensão na Secretaria de Fazenda e nos Departamento de Licitação e de Engenharia na Prefeitura de Amambai, nesta quinta-feira (16), durante a Operação Laços Ocultos.

De acordo com nota divulgada pelo gabinete do prefeito Edinaldo Bandeira, o Dr. Bandeira (PSDB), o Paço Municipal teve de ser fechado para que houvesse inspeção dos documentos e computadores, na investigação sobre supostas práticas ilícitas na contratação de empresas de engenharia.

“Ressalte-se que os servidores municipais imediatamente franquearam o acesso a todos os órgãos, documentação e inspeção em computadores, bem como prestaram as explicações solicitadas acerca dos trâmites burocráticos para a contratação com o Poder Público Municipal, a fim de prontamente elucidar e apurar as responsabilidades por eventuais delitos em detrimento do erário municipal”, diz a nota.

O documento também informa que não foi realizada nenhuma ação envolvendo o Dr. Bandeira, mas que este se colocou à disposição do Ministério Público Estadual para “possibilitar a regular apuração dos fatos, com a finalidade precípua de resguardar e bem gerir os recursos públicos, no seu mûnus de defender os interesses da população amambaiense”.

Ao todo, os promotores e agentes do GECOC e do Gaeco foram às ruas para cumprir seis mandados de prisão preventiva e 44 mandados de busca e apreensão nos municípios de Amambai, Campo Grande, Bela Vista, Naviraí e Itajaí (SC).

Conforme apurado por O Jacaré, além de Brito, que é pré-candidato a prefeito e ficou em segundo em pesquisa do Instituto Ranking, também foram cumpridos os mandados de prisão contra os empresários Jonathan Fraga de Lima, Joice Mara Estigarribia da Silva e Leticia de Carvalho Teoli Vitorasso. 

O vereador Geverson Vicentim (PDT) e quatro secretários municipais da gestão de Edinaldo Bandeira, o Dr. Bandeira (PSDB), foram alvos da operação, cuja apuração teve início na 1ª Promotoria de Justiça em Amambai. 

A investigação apura a existência de organização criminosa voltada para a prática dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, fraude em licitações e contratos públicos, e lavagem de dinheiro. Dentre os alvos estão dois vereadores, quatro secretários municipais, servidores públicos e empresários.

Confira a íntegra da nota da Prefeitura de Amambai:

A Prefeitura Municipal de Amambai informa que na manhã desta quinta- feira (16/11) recebeu na sede do paço municipal uma equipe do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), órgãos integrantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, no cumprimento de mandados de busca e apreensão, que foram realizados na Secretaria de Fazenda e nos Departamento de Licitação e de Engenharia, a fim de apurar supostas práticas ilícitas na contratação de empresas de engenharia.

Ressalte-se que os servidores municipais imediatamente franquearam o acesso a todos os órgãos, documentação e inspeção em computadores, bem como prestaram as explicações solicitadas acerca dos trâmites burocráticos para a contratação com o Poder Público Municipal, a fim de prontamente elucidar e apurar as responsabilidades por eventuais delitos em detrimento do erário municipal.

Importante salientar que não foi realizada nenhuma ação envolvendo o Prefeito Municipal, que somente teve ciência da situação ao ser informado de que a Prefeitura deveria permanecer fechada no transcorrer das diligências, colocando-se prontamente a disposição dos órgãos de fiscalização e controle para possibilitar a regular apuração dos fatos, com a finalidade precipua de resguardar e bem gerir os recursos públicos, no seu mûnus de defender os interesses da população amambaiense.

Gabinete do Prefeito, 16 de novembro de 2023.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias