Douradenses terão a oportunidade de aprender e jogar xadrez de forma gratuita, o projeto foi apresentado pelo grupo Xadrez Grande Dourados que se reúne toda quinta-feira na sede do Sindicato dos Bancários de Dourados, abrindo vagas ilimitadas para os interessados no jogo de tabuleiro.
De acordo com o coordenador geral do projeto, Tácito Loureiro, as vagas já estão abertas para a comunidade externa ao sindicato. “Qualquer pessoa que queira aprender ou praticar xadrez pode participar das aulas gratuitamente, O método de ensino será baseado em livros, vídeos, exercícios e partidas práticas”, explicou Loureiro.
Além de impulsionar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da memória e tomada de decisões, o ensino do xadrez também é uma maneira para trabalhar as competências e habilidades, mas a lista de benefícios do jogo no processo de ensino e aprendizagem é ainda mais extensa.
Loureiro explicou ainda que o grupo pretende ensinar crianças a partir dos 4 anos de idade, adolescentes, jovens, adultos e idosos interessados em aprender o xadrez. Vale ressaltar que as crianças menores devem ter autorização e acompanhamento dos pais ou responsáveis.
O projeto conta atualmente com 20 pessoas entre enxadristas, professores e voluntários. “O grupo espera aumentar esse número com a divulgação das aulas e dos benefícios do xadrez para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das pessoas”, enfatizou Tácito Loureiro.
“O estímulo para os jovens é muito importante, pois o xadrez é uma atividade que contribui para o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, memória, concentração, criatividade, planejamento, tomada de decisão, resolução de problemas, autoconfiança, respeito, cooperação, entre outras”, finaliza o coordenador.
Os interessados em participar devem entrar em contato pessoalmente na recepção do Sindicato dos Bancários de Dourados ou através do telefone fixo (67) 3422-4884, ou ainda pelo celular ou whatsapp, (67) 9-9972-1436.
Xadrez na escola
Desde o ano 2000 os alunos da escola municipal Prefeito Álvaro Brandão tem a oportunidade de aprender e praticar o esporte na escola. O projeto é orientado pelo professor Agnaldo dos Santos que conduz 227 alunos a pratica do xadrez.
“A ideia surgiu como um meio de aumentar o desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos e ajudar a diminuir a evasão escolar, além de preparar alunos para competições regionais, nacionais e até internacionais”, contou o professor.
Incentivo com destaque no Pan-Americano de Xadrez
Vale ressaltar que Mato Grosso do Sul foi destaque do Campeonato Pan-Americano de Xadrez Aberto, Escolar e Universitário. Os enxadristas sul-mato-grossenses foram 14 vezes ao pódio, alcançando cinco troféus de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. A competição foi realizada como parte da programação do 3º Congresso Internacional de Esportes da Mente, em Maceió (AL) em setembro.