Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Nesta sexta chega em SP o terceiro lote da vacina chinesa

São 1,9 milhão de doses do imunizante que deve vir

16 de dez 2020 - 13h:55 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Um novo carregamento do imunizante CoronaVac, produzido em parceria entre o laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, chegará ao Aeroporto Internacional de Guarulhos na madrugada desta sexta-feira (18). São 1,9 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 que devem desembarcar por volta das 5h40.

Esse é o terceiro lote da CoronaVac que chega a São Paulo.  

O primeiro carregamento, com 120 mil doses chegou em 19 de novembro.

O segundo lote, 600 litros de insumos para a produção de 1 milhão de doses, desembarcou em Guarulhos no início do mês.

Após meses sem sinalizar a inclusão da CoronaVac ao Plano Nacional de Imunização (PNI), nesta quarta-feira (16) o presidente Jair Bolsonaro fez um discurso conciliador aos governadores sobre a vacinação no país. Disse que era um momento de "entendimento" e "paz".  

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que todos os brasileiros serão imunizados de forma "gratuita, igualitária e proporcional", com vacinas que apresentarem segurança e eficácia.

Na semana passada, o governo paulista anunciou a produção do imunizante no Brasil. A expectativa é produzir cerca de 1 milhão de doses por dia.  

A fábrica deve funcionar 24 horas, durante os sete dias da semana.

Apesar da chegada dos novos lotes e do início da produção, a CoronaVac ainda está em fase final de testes.  

A entrega do dossiê final com os resultados dos testes, que servirá de base para a validação ou não do imunizante no Brasil, será entregue para análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 23 de dezembro.

O governo de São Paulo também deve buscar a aprovação da vacina junto à agência regulatória chinesa para adiantar o início do uso no Brasil.  

No início da pandemia, uma lei foi aprovada permitindo que o imunizante seja usado de forma emergencial caso tenha certificado por uma agência reguladora do exterior.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias