O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Kamikawa Yoko, revelou um plano para promover a participação das mulheres na prevenção de conflitos e na construção da paz na região da Ásia-Pacífico.
Kamikawa e a sua homóloga indonésia, Retno Lestari Priansari Marsudi discutiram a questão das mulheres, paz e segurança, ou WPS, num simpósio em Tóquio no sábado.
O simpósio foi realizado à margem de uma reunião de cúpula especial do Japão e da Associação das Nações do Sudeste Asiático, que será inaugurada ainda hoje na capital japonesa. Retno é a única mulher ministra das Relações Exteriores entre os 10 membros da ASEAN.
Durante as conversações, Kamikawa disse que a incorporação dos pontos de vista das mulheres na elaboração de políticas no domínio da paz e segurança ajudará a estabilizar a situação política e a promover a democracia.
Retno disse que os pontos de vista das mulheres são importantes para garantir a segurança e a paz globais. Ela prosseguiu dizendo que investir nas mulheres é a mesma coisa que investir nos direitos humanos para todos.