Tanque de 60 mil litros de água dentro do circuito interno da atração turística recebeu, nesta terça (15) e quarta-feira (16), 40 peixes de três novas espécies descobertas por pesquisadores do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) foram soltos no Tanque Veredas.
Soltura dos peixes neste e em todos os outros reservatórios deve ser feita de forma gradativa. “O povoamento consiste na introdução gradual dos espécimes nos recintos. Esse manejo é necessário pois ajudam na maturação biológica dos tanques, garantindo assim uma boa qualidade da água e consequentemente o bem-estar dos peixes”, explicou o coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul, o biólogo Heriberto Gimenes Júnior.
Aquário do Pantanal recebe peixes desde janeiro deste ano. Até então, apenas os tanques externos estavam sendo habitados com exemplares das espécies pintado, tambaqui, pacu e lambari. De conforme o Governo do Estado, agora, o povoamento avançou com a liberação de animais nos viveiros internos.
Nesta semana, os geradores de energia do prédio foram ligados e o setor de quarentena, reservado para os animais que chegam ao Aquário do Pantanal, recebeu novas espécies, como arraias, piranhas e jaú. Os peixes ficam na quarentena em um período conhecido como vazio sanitário, para se livrarem de microrganismos como parasitas e protozoários. Depois disso, eles vão para o habitat definitivo.
Tanque Veredas
Reservatório é o primeiro dos 18 que levam ao túnel principal do Aquário do Pantanal. O Tanque Veredas revela o início do ciclo das águas no bioma alagado, mostrando a relação entre fauna e flora aquática, com elementos como buritis. O aquário possui espaço para 600 animais de pequeno porte.
Aquário do Pantanal
Depois de pronto, o Aquário do Pantanal servirá de moradia para mais de 230 espécies de animais da fauna sul-mato-grossense e também de outros cantos do mundo. Além dos cardumes do Pantanal e da região de Bonito, vão viver no Aquário bichos de cinco continentes: Europa, África, América (Amazônia), Ásia e Oceania.
A meta do Governo do Estado é que o Aquário do Pantanal seja concluído em fevereiro de 2022, com entrega prevista para março do mesmo ano, sendo que o custo final de R$ 230 milhões (valor previsto em setembro de 2021). “A obra está em andamento, com adaptação e checagem dos aquários. Estamos acompanhando toda semana a evolução do cronograma. Temos esse compromisso: entregar as obras e abrir as visitações ainda neste semestre. Meu trabalho é focado na entrega de resultados”, destacou o secretário de infraestrutura Eduardo Riedel.
Estrutura
Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário contará com 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de 1 tanque de abastecimento e 1 tanque de descarte de efluentes, totalizando um volume de 5 milhões de litros de água.
Site
Site Aquário Transparente é uma ferramenta de trabalho que tem como objetivo além de apresentar as principais informações da obra, divulgar o cronograma das frentes de trabalho, assim como fotos e vídeos do empreendimento, o site Aquário Transparente está disponível por meio do endereço https://aquariotransparente.ms.gov.br.