Menu
Segunda, 17 de junho de 2024

Pedro Bial estreia segunda temporada do ‘Linha direta’

O programa busca aprofundar as investigações de crimes marcantes com episódios que misturam em sua narrativa reportagens, entrevistas e simulações de casos

17 de abr 2024 - 16h:59 Créditos: Extra
Crédito: Pedro Bial é o apresentador da nova temporada de Linha Direta

Basta fazer as perguntas certas e conectar todos os fatos. Esta é uma das premissas do ‘Linha direta’, o precursor do gênero ‘true crime’ no Brasil, que estreia sua segunda temporada nesta quinta-feira (18) na TV Globo, após a série ‘Os outros’. Sob o comando de Pedro Bial, o programa busca aprofundar as investigações de crimes marcantes da sociedade brasileira com episódios que misturam em sua narrativa reportagens, entrevistas e simulações de casos com atores e recriação de cenários.

Em sua primeira temporada, em 2023, o ‘Linha Direta’ ajudou a prender 37 foragidos da justiça. "Desde a temporada passada temos recebido muitas sugestões de casos, além dos que nós mesmos investigamos. Damos preferência a temas que tenham um impacto social porque nós não exploramos a violência por si só; é necessário que a história ajude a promover uma reflexão. Quando o caso principal não tem foragidos da polícia, incluímos um segundo caso com foragidos com um crime de mesma natureza”, conta o diretor artístico Gian Carlo Bellotti.

Cada programa aborda diferentes temas por meio dos casos mostrados, como violência contra mulheres e crianças, abuso sexual, vingança, intolerância religiosa, racismo, entre outros. Além de conduzir o programa nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, Pedro Bial também entrevista eventualmente personagens e/ou testemunhas que tiveram ligação com as vítimas e que podem aprofundar as histórias através de seus depoimentos.

“Existe o serviço público direto, que é prender pessoas foragidas, mas o maior serviço que prestamos é a moral clássica da literatura policial: com as histórias, aprendemos que não se vence a violência usando de ainda mais violência, mas sim com inteligência. Invariavelmente, todos os casos são resolvidos com investigação criteriosa, percebendo as motivações dos criminosos, e, uma vez que o crime foi cometido, é importante não cometer outro para desvendá-lo, mas sim utilizar a lei interpretada pela inteligência humana”, ressalta Pedro Bial.

Neste ano, o programa continua investindo no formato multiplataforma com conteúdos para TV e podcast. Sucesso de audiência no Spotify Brasil e de downloads no Globoplay, a edição anterior esteve entre os títulos mais ouvidos do país. Para a segunda temporada, o ‘Linha direta – O Podcast’ segue trazendo conteúdos extras, com impressões de Pedro Bial e depoimentos de bastidores vivenciados por roteiristas, pesquisadores e pela produção do programa. Com uma versão estendida e aprofundada dos casos e publicações semanais, sempre após à exibição do programa na TV, o ‘Linha direta – O Podcast’ estará disponível no Globoplay e nas plataformas de áudio a partir do dia 18 de abril.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias