
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul abriu, pela primeira vez, vagas em concurso público para candidatos com diploma de curso tecnólogo. O edital, publicado nesta quarta-feira (16), traz 400 oportunidades para os cargos de Investigador e Escrivão de Polícia Judiciária.
A mudança foi autorizada após alteração na Lei Complementar nº 336, de novembro de 2024. A nova regra exige diploma de ensino superior em qualquer área, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação. Com isso, formados em bacharelado, licenciatura e também em cursos tecnólogos podem participar da seleção.
A decisão foi aprovada pelo Conselho Superior da Polícia Civil e atende a uma antiga reivindicação da corporação. Segundo o delegado-geral, Lupérsio Degerone Lucio, “é fundamental oxigenar a Polícia Civil com sangue novo”.
Ele afirma que o reconhecimento do diploma de tecnólogo e as mudanças nas etapas do concurso atualizam o perfil profissional da instituição. “Todas as decisões foram amplamente debatidas no Conselho Superior e representam uma conquista da nossa gestão”, declarou.
- Para participar, os candidatos devem ter entre 21 e 45 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e ter Carteira Nacional de Habilitação, categoria B ou superior.
- O concurso oferece 400 vagas, sendo 300 para Investigador e 100 para Escrivão. O salário inicial é de R$ 6.569,53, com carga horária de 40 horas por semana.
As inscrições começaram nesta quarta-feira (16/07) e vão até às 23h59 do dia (07/08) no site do Instituto Avalia, banca responsável pela aplicação da prova. O edital pode ser conferido no DOE a partir da página 109.