Ficar três ou mais dias sem lavar o cabelo não prejudica apenas o couro cabeludo com o acúmulo de oleosidade e a proliferação de bactérias. Acredite: a pele do rosto também é afetada pela falta de higienização das madeixas. Para entender os perigos resultantes desse hábito na saúde da cútis, a coluna Claudia Meireles recorreu ao conhecimento de duas médicas.
De acordo com as especialistas em saúde da pele Karla Lessa, do Espírito Santo, e Fernanda Nichelle, do Rio Grande do Sul, a cútis do rosto sofre com a falta de lavagem dos fios. “O cabelo sujo tem o poder sim de influenciar a saúde da pele, tanto da face quanto do dorso, ou seja, as costas”, garante a médica gaúcha.
“Quando o cabelo está sujo, acumula uma série de impurezas, como oleosidade, células mortas e resíduos de produtos capilares. Quando há um contato dele com a pele do rosto, essas sujidades tendem a dilatar os poros, levando a obstrução e ao surgimento de cravos e acnes inflamatórias”, enfatiza Karla.
Fernanda Nichelle, por sua vez, explica que “o cabelo sujo tem uma produção excessiva de sebo e de oleosidade”. A especialista acrescenta que essa secreção gordurosa pode ser transferida do couro cabeludo para a testa ou para as costas. O efeito disso é o surgimento de acne. A médica faz um adendo com relação ao uso do leave-in.
“Isso também serve para as pessoas que usam muito leave-in no fio de cabelo, pois esse produto pode ser transferido para a pele”, aborda Fernanda.
Hora de dormir
Segundo Karla Lessa, o contato prolongado entre o cabelo sujo e a pele do rosto durante o sono pode intensificar os problemas na pele. “A oleosidade e as bactérias presentes nos fios do cabelo podem ser transferidas para a pele, aumentando o risco de inflamações, por exemplo, foliculite e acne”, salienta.
Outras consequências para a pele facial quanto a dormir com o cabelo sujo envolve a proliferação de doenças, como a dermatite seborreica no rosto. “Também pode ocorrer, causando descamações locais e sensibilidade devido aos fungos presentes no couro cabeludo e disseminados para a cútis do rosto”, esclarece a médica do Espírito Santo.
Karla aconselha a manter o cabelo limpo a fim de “preservar a saúde da pele, do couro cabeludo e, também, do rosto”. Já Fernanda reitera: “Pedimos aos pacientes uma atenção especial em relação à higiene do cabelo, para que a pele dessas regiões se mantenha o mais saudável possível.”