Menu
Sexta, 22 de novembro de 2024

Macaco-prego nasce em meio às cinzas do Pantanal e recebe o nome de Fênix

Ele foi encontrado ainda com o cordão umbilical, rolando no chão

17 de set 2024 - 14h:52 Créditos: Cg News
Crédito: Filhote de macaco-prego, que nasceu em meio às cinzas do Pantanal (Foto: Divulgação/Ibama)

Macaco-prego, que nasceu em meio às cinzas das queimadas do Pantanal, foi resgatado com três dias de vida, na última sexta-feira (13), em Miranda, região do Salobra. Ele foi encontrado ainda com o cordão umbilical, rolando no chão.

Assim como o pássaro da mitologia grega, que ressurge das cinzas, o macaco recebeu o mesmo nome, Fênix.

A analista ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Mato Grosso do Sul, Fabiane Gonçalves, explica que o animal foi encontrado durante a Operação Arca de Noé, de resgate de fauna acometidas pelos incêndios no Pantanal.

"Durante esse trabalho de aporte nutricional em que estávamos levando alimentos para áreas muito incendiadas, a gente encontrou um filhote de macaco-prego, rolando nas cinzas e pedindo socorro, chorando, ainda com o cordão umbilical. Foi bem impactante, bem chocante, imediatamente prestamos os primeiros socorros, resgatou o animal e levou então para que a gente fizesse a estabilização dele", ressaltou.

A ação contou com a ajuda do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), Ibama e PMA (Polícia Militar Ambiental) e foi levado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, para reabilitação e, posteriormente, ser solto de volta na natureza.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias