Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

Deputados aprovam inclusão de tecnólogos em concurso da Polícia Civil

Alteração foi pedida pelo Executivo, em regime de urgência, para edital que está para ser deflagrado

17 de out 2024 - 16h:00 Créditos: CG NEWS
Crédito: Último concurso da Polícia Civil foi realizado em 2021 (Foto/Arquivo)

Aprovado, em 1ª votação, o projeto de lei do Executivo que permite incluir candidatos com diploma de tecnólogo em concurso público da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. A proposta teve aval unânime na sessão de hoje da Alems (Assembleia Legislativa de MS) e, agora, vai à 2ª votação.

O Projeto de Lei Complementar 009/2024 foi protocolado pelo Executivo no dia 23 de setembro. Ontem (16), recebeu parecer favorável da CCJR (Comissão de Constituição de Justiça e Redação), com relatoria do deputado estadual Pedro Caravina (PSDB).

A proposta tem como objetivo adequar as exigências previstas na legislação federal para o ingresso nos cargos de agente de Polícia Judiciária e agente de Polícia Científica.

Até agora, a legislação estadual prevê que somente os candidatos com bacharelado ou com licenciatura em qualquer área de conhecimento poderão concorrer a uma vaga para agente de polícia judiciária, impossibilitando, dessa forma, a participação dos candidatos com diploma de tecnólogo no certame. 

A proposta permite incluir os candidatos com diploma de tecnólogo no concurso público, em conformidade com a lei orgânica das polícias civis e legislação federal, que exige diploma de ensino superior completo, em nível de graduação, em qualquer área, para o cargo de oficial investigador. “Essa medida visa a possibilitar a inserção de um maior número de candidatos, das diversas áreas de formação no concurso, de acordo com a natureza do cargo a ser provido”.

A alteração, segundo justificativa do Executivo, se faz necessária para realização de concurso público para agente de polícia judiciária, nas funções de investigador e escrivão, cujo certame “encontra-se na iminência de ser deflagrado” pela SAD (Secretaria Estadual de Administração).

Foi pedido que o projeto tramitasse em regime de urgência, justamente para agilizar a realização do concurso. A previsão calculada é que sejam ofertadas 400 vagas, sendo 100 para escrivão e 300 para investigador.

O último concurso foi realizado em 2021 e ofertou 236 vagas para o cargo de agente de polícia.

Projeto foi aprovado na sessão de hoje, da Alems (Foto/Reprodução)

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias