A Operação Fronteira, feita pela Receita Federal do Brasil e que conta com apoio da Polícia Militar, acabou na prisão de um boliviano flagrado com 88 cápsulas de cocaína. Sessenta delas, ele havia engolido. A prisão ocorreu em Corumbá, cidade a 427 quilômetros de Campo Grande e que faz fronteira com a Bolívia. A ação é feita principalmente nas rotas usadas para contrabando, descaminho e outros crimes.
Na tarde de quarta-feira (16), cão farejador constatou que havia cápsula da droga em uma mochila, que pertencia ao boliviano. "Ao observarem que o infrator tinha dificuldade para caminhar, os servidores realizaram uma inspeção mais detalhada e encontraram outras 27 cápsulas escondidas em seus sapatos", detalha a nota da Receita Federal.
Depois, ele confessou que havia engolido parte do entorpecente. Então, através de raio-X, foi constatado que o boliviano estava com 60 cápsulas da droga no estômago. A operação resultou em prejuízo de quase R$ 140 mil para os criminosos.
Em outra ação, realizada em ônibus clandestinos, foram apreendidos aproximadamente 500 kg de mercadorias sem certificação fitossanitária, as quais foram encaminhadas ao Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). A operação também incluiu apreensões nos Correios, onde foram recolhidos vestuários falsificados e óculos contrafeitos.
Já durante a madrugada de hoje, a Receita apreendeu 20 kg de cabelo humano, um tipo de contrabando que se tornou comum na região.