Menu
Sexta, 22 de novembro de 2024

Governo dos EUA recebe pedido de extradição de Allan dos Santos

Planalto soube que documentação havia sido enviada semanas depois do início da tramitação; delegada responsável foi exonerada

17 de nov 2021 - 07h:42 Créditos: Último Segundo
Crédito: Reprodução

governo dos Estados Unidos da América (EUA) recebeu o pedido de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. A ordem, emitida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, chegou na mesa do mandatário norte-americano na última semana. As informações são da jornalista Camila Mattoso.

A solicitação - contra o influenciador e amigo do  presidente Jair Bolsonaro (sem partido) - partiu de um departamento do Ministério da Justiça. O 'núcleo-duro' da pasta e o Palácio do Planalto só foram notificados após o envio da documentação à administração norte-americana.

Com isso, a chefe do setor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI), delegada Silvia Amélia, foi demitida do cargo. Já aliados do ministro Anderson Barra Torres, porém, negam que a saída da servidora refere-se ao episódio.

Após o ministro Alexandre de Moraes decretar a prisão de Allan dos Santos - em uma investigação que apura a atuação de uma milícia digital que possui a finalidade de atacar a democracia e minar as instituições brasileiras - no dia 5 de outubro, o DRCI encaminhou o pedido aos Estados Unidos.

No dia 19 de outubro, a solicitação - que corria sob sigilo - deixou o setor do ministério e encaminhou-se ao Itamaraty, que o repassou fisicamente à diplomacia dos EUA.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias