De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o avanço de uma frente fria intensifica as instabilidades atmosféricas em Mato Grosso do Sul, favorecendo tempestades mais abrangentes e, em alguns pontos, intensas. Há possibilidade de descargas elétricas, rajadas de vento e até granizo.
A combinação entre calor e umidade oriundos da Amazônia, somada a áreas de baixa pressão e à atuação de cavados, contribui para o aumento da instabilidade. Os acumulados de chuva podem ultrapassar 40 mm em 24 horas, sobretudo nas regiões sul, sudoeste e sudeste do estado.
Temperaturas mais amenas
As temperaturas também devem cair em grande parte do território sul-mato-grossense. No sul, cone-sul e Grande Dourados, as mínimas variam entre 17°C e 19°C, com máximas entre 25°C e 31°C. No Pantanal e sudoeste, os termômetros ficam entre 21°C e 23°C pela manhã e chegam aos 28°C e 37°C à tarde. Já no bolsão, leste e norte, as mínimas ficam entre 20°C e 23°C, com picos de 29°C a 34°C.
Na capital, a previsão aponta mínimas de 21°C a 23°C e máximas de 26°C a 31°C. Os ventos começam soprando do norte e, ao longo do dia, viram para o sul, podendo ultrapassar 60 km/h em rajadas.




