O CECA (Conselho Estadual de Controle Ambiental) de Mato Grosso do Sul apresentou nesta quarta-feira (16) a proposta de decreto do Governo do Estado para instituir a Política Estadual de Manejo Integrado do Fogo, PEMIF como forma de prevenção aos incêndios florestais.
O texto foi apresentado ao Conselho pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o superintendente de Meio Ambiente e Turismo da Semagro, Pedro Mendes Neto, para apreciação, contribuições e validação.
“A Política Estadual de Manejo Integrado de Fogo é uma ação estratégica de prevenção a eventos extremos como os que tivemos ao longo de 2020 na região do Pantanal, com baixo índice pluviométrico, o menor nível do rio Paraguai nos últimos 50 anos e o número recorde de queimadas. Essa proposta teve a colaboração do Comitê Insterinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Hoje, apresentamos o texto-base do decreto ao CECA para que as entidades ali representadas pudessem contribuir e validar a nossa proposta. Agora, devemos encaminhá-la ao governador Reinaldo Azambuja. A partir da publicação do decreto, teremos instrumentos mais adequados e eficientes para o combate aos incêndios florestais”, comenta o secretário Jaime Verruck, do CECA.
O nível dos rios ainda continua abaixo da média e o secretário complementa que, “isso nos mostra que em 2021 ainda haverá condições favoráveis ao surgimento de focos de incêndio na região pantaneira e temos de agir de forma preventiva e proativa para o melhor enfrentamento ao fogo”.
“O decreto prevê a instituição de um plano estadual de contingência e combate aos incêndios florestais. Além disso, já temos outras medidas em andamento, como a licitação aberta pelo Imasul, para a compra de 500 horas de voo para combate a incêndio, compra de aeronave e investimento de R$ 30 milhões em equipamentos para o Corpo de Bombeiros combater os incêndios florestais”, finalizou.
Está medida é para diminuir os impactos causados pelo fogo neste ano no Pantanal, com isso promover a educação ambiental entre as pessoas.