Menu
Segunda, 23 de dezembro de 2024

Velório na Capital é celebrado com cerveja e chamamé: ‘esse enterro virou uma festa’

Família se uniu no luto para atender o último pedido do patriarca, que queria cerveja e chamamé em seu velório

17 de dez 2024 - 09h:54 Créditos: Midiamax
Crédito: Celebrar a vida de Alison foi a maneira que os parentes encontraram para deixar o velório menos pesado, além de ser uma espécie de tradição – (Fotos: Arquivo Pessoal)

Ressignificar ou simplesmente tentar amenizar a dor da perda é uma missão ingrata para qualquer família, mas se o gesto vier acompanhado da realização do último pedido do ente querido, a despedida pode ficar mais leve – não menos sofrida.

E foi cumprindo o desejo do patriarca Alison Gordim Pedroso que familiares fizeram um velório histórico em Campo Grande (MS) no último final de semana. Alison faleceu no dia 14 de dezembro, aos 82 anos, e seu funeral aconteceu do jeito que ele queria: com cerveja e chamamé.

Alison Gordim Pedroso

Presente na despedida, a neta Beatriz não sabia da aspiração do avô e ficou surpresa quando viu um engradado chegar ao local onde a cerimônia fúnebre acontecia na Capital. “Eu juro, a vó disse que ele que pediu pra ter chamamé e cerveja no velório dele”, explica a neta do idoso, considerado uma lenda.

Logo que as bebidas chegaram, não houve outra saída para os parentes a não ser celebrar a vida de Alison, como era de sua vontade. Assim, conforme própria família, “o enterro virou uma festa”, fazendo referência ao clássico meme de Clodovil Hernandes.

Cerveja foi uma das maneiras de homenagear Alison


Cerveja em velório é tradição da família

Além de ouvir a música de raiz diante do corpo, os familiares também fizeram um brinde com a cerveja pela memória do patriarca. “Experiências proporcionadas pela família Pedroso”, comenta a neta Beatriz, ainda sem acreditar no que estava vivendo.

Impactados pela perda de Alison, os parentes se acolheram no luto e, da mesma forma, se uniram em celebração para fazer tudo do jeitinho que ele gostaria.

Experiência foi única para quem não tinha vivido isso antes

Ao Jornal Midiamax, a neta diz que a situação foi, de certo modo, uma brincadeira interna da família para se distrair no momento da dor, mas, esta não é a primeira vez que o clã realiza algo do tipo.

Conforme a jornalista, outros velórios da família também já tiveram cerveja para deixar a ocasião menos pesada. “É tipo uma tradição nossa, é assim mesmo”, completa ela.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias