O ministro da Casa Civil, Rui Costa, se reuniu nesta 3ª feira (17.jan) com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para discutir uma modernização das Forças Armadas.
Segundo Rui Costa, a modernização é um desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve se reunir com a Defesa em breve para discutir o tema.
"O presidente Lula já tinha definido desde o período da campanha que ele gostaria de modernizar as Forças Armadas, aumentar o investimento na defesa do país e fazer o que as principais nações do mundo fazem, que é que esse investimento tenha um alinhamento com outras ações prioritárias do governo, como, por exemplo, formação de mão de obra", disse o ministro da Casa Civil.
Nesta 3ª feira, o governo federal dispensou 40 militares que trabalhavam no Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente da República.
A mudança ocorre em meio à desconfiança do presidente Lula com a segurança do Palácio do Planalto. Em um café da manhã com jornalistas, na semana passada, Lula disse estar convencido de que não só policiais militares do Distrito Federal, como também integrantes das Forças Armadas, foram coniventes com as invasões às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro.