Menu
Quinta, 18 de abril de 2024

Campanha de prevenção às IST acontece esta semana em Dourados

18 de fev 2020 - 06h:55

A campanha anual de prevenção às IST (infecções Sexualmente Transmissíveis) que a Prefeitura de Dourados está realizando, desde o dia 6 deste mês, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, segue esta semana em pontos estratégicos e locais de aglomeração.

Nesta terça-feira (18), às 19 horas, os trabalhos iniciam com palestra sobre IST/Aids, na Fadir (Faculdade de Direito) da Universidade de Federal da Grande Dourados.

A parceria com a Universidade se estende para o dia 20, quando a equipe do SAE/CTA estará presente no campus com a oferta de testagem rápida para sífilis e HIV, durante os períodos matutino e vespertino. Serão oferecidos cerca de 100 testes por período e a equipe contará com a colaboração da Liga Acadêmica de Infectologia.

A ação será parte do roteiro de recepção aos novos acadêmicos e tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância da testagem, da prática do sexo seguro e dos meios de prevenção combinada.

Ainda no dia 20, haverá distribuição de 400 kits com material educativo, preservativos e géis lubrificantes no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), durante o período da manhã.

No dia 21 de fevereiro as atividades serão no Posto da Base. Das 13h às 17h, a equipe do SAE/CTA estará concentrada no local realizando uma ação com caminhoneiros, dando orientações e fazendo a distribuição de materiais informativos, bem como, de preservativos e géis lubrificantes. Além disto, será feita a oferta de 80 testes rápidos de HIV e sífilis, com a utilização da van itinerante do CTA.

A campanha se encerra no dia 22 de fevereiro, sábado, na Praça Antônio João, onde serão oferecidos 100 testes rápidos de HIV e Sífilis. A ação ocorrera no período manhã, das 7h30 às 13h30.

A divulgação de materiais informativos busca sensibilizar a população sexualmente ativa para a prática de sexo seguro, principalmente durante a folia do carnaval, momento onde há um aumento expressivo do número de parceiros eventuais.

Aurenita Barbosa, coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais explica que a intenção é prestar orientações das diversas formas de prevenção e cuidado, com finalidade de reduzir o número de casos e promover qualidade de vida e tratamento aos que já são convivem com diagnósticos. Ela diz ainda que a campanha de carnaval reforça um trabalho realizado em todo país, além de incentivar o uso do preservativo e atentar para importância da testagem.

O teste é sigiloso, rápido e oferecido gratuitamente. Em Dourados é realizado pelo Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, órgão que também possui uma estrutura preparada para o tratamento em caso de diagnóstico.

Para ter acesso a preservativos, realizar teste rápido ou se informar sobre o tratamento, qualquer pessoa pode procurar o Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais. O órgão funciona de segunda à sexta, das 7h às 13h, na Rua dos Missionários, nº 420, no bairro Jardim Caramuru. O telefone para contato é o (67) 3423-9150.

Foto e texto: Assecom/Prefeitura de Dourados

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias