Além do risco eminente de dengue, Mato Grosso do Sul também teve de se preparar para possíveis casos de coronavírus. A doença, que teve a disseminação iniciada na China, fez com que a SES (Secretaria Estadual de Saúde) adotasse medidas como o envio de nota técnica as unidades de saúde e plano de contingenciamento.
Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Resende, o Estado está preparado para lidar com qualquer caso suspeito que venha a ter. “É um dos planos mais robustos, temos várias medidas que serão adotadas. Muitas delas já implementadas e que mostram que o sistema tem condições de ser vencedor de mais essa batalha contra doenças”.
Resende citou que o Estado se saiu bem em situações vividas como a disseminação do H1N1, surgimento da Zika vírus e formas mais agressivas de dengue.
A SES emitiu nota informativa a todos os municípios de Mato Grosso do Sul, alertando sobre procedimentos que devem ser adotados em caso de suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Outra orientação é para que os casos suspeitos estáveis sejam mantidos em isolamento no serviço de saúde ou domicílio. Já os casos com evoluções mais graves deverão ser encaminhados a hospitais de referência.
Fonte: Top Mídia News
widget de imagem