A audiência pública que discutirá a privatização dos Correios está marcada para a próxima quinta-feira (24) e será transmitida ao vivo pelo Youtube. A autorização para a venda ainda tramita no Congresso, tendo em vista que está enfrentando resistência no Senado.
As audiências públicas são organizadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e fazem parte dos estudos para a oferta da empresa.
De acordo com o site da Câmara dos Deputados, a proposta de privatização prevê que o serviço postal universal será mantido pela União, o que inclui encomendas simples, cartas e telegramas, pois, isso é uma obrigação estatal prevista na Constituição Federal.
Contudo, enquanto aguarda uma decisão definitiva, os Correios registraram um lucro de R$ 3,7 bilhões, sendo que esse valor é 101% acima do divulgado em 2020, mostrando um resultado positivo pelo terceiro ano consecutivo.
Esse é um dos melhores índices vistos nos últimos 22 anos. De acordo com a estatal, esse é o resultado do projeto de recuperação financeira.
Conforme a Agência Brasil, com a divulgação dos dados, o presidente da estatal, Floriano Peixoto, não comentou sobre o processo de privatização, mas disse que a empresa tem condições de concorrer no mercado.
“Embora a saúde financeira da estatal hoje esteja em melhor situação que a verificada há três anos e ainda não tenha atingido o patamar necessário para garantir a perenidade dos negócios, é possível afirmar que o alcance de taxas de crescimento equivalentes ou superiores às do mercado se dará com mais rapidez', declarou.
Apesar de estar passando pelo processo de privatização e ter um futuro incerto, a empresa apresentou metas de médio e longo prazo.
De acordo com Peixoto, a previsão é que a estatal dobre o volume de encomendas, o resultado da receita e triplicar o patrimônio líquido, além de manter em dois dígitos a margem Ebtida (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização). No ano passado, os Correios registraram Ebtida de R$ 3,1 bilhões, crescimento de 113% em relação a 2020.
Como participar da audiência pública
Segundo o Ministério das Comunicações, para participar da audiência público, o interessado deve se cadastrar no dia do evento, entre às 12h00 e às 14h00, por meio de mensagem e de imagem legível do documento de identidade para o e-mail audienciapublica.servicospostais@mcom.gov.br.
O modelo da mensagem e o regulamento do evento podem ser conferidos neste link.
Cada pessoa poderá se manifestar apenas uma vez e por até dois minutos e deverão fazê-lo pelo aplicativo Microsoft Teams.
Dúvidas não respondidas durante a audiência, serão disponibilizadas ao público no site do Ministério.