O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta 6ª feira (17.mar) as datas da visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China. A agenda oficial será entre os dias 26 e 31 de março. Na viagem, o petista deve contar com uma comitiva de peso. Estão previstos para embarcar cerca de 200 empresários, ao menos 20 deputados e 7 senadores. A comitiva, gigante e disputada, contará com o presidente do Senado, Rodrigo Paheco (PSD-MG) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); além da cúpula do Congresso, governadores e ministros do governo Lula. A dimensão da comitiva expõe o interesse comercial e político.
Segundo o Itamaraty além do encontro com o presidente do país asiático, Xi Jinping, também estão previstas reuniões do presidente brasileiro com o premiê chinês, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.
"Serão tratados temas da ampla pauta bilateral, incluindo comércio, investimentos, reindustrialização, transição energética, mudança climática e paz e segurança mundial. Em Xangai, o presidente Lula visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento", afirmou o Ministério das Relações Exteriores em nota.
Nas reuniões, será tratada a pauta bilateral, incluindo comércio, investimentos, reindustrialização, transição energética, mudança climática, pacificação e segurança mundial. Pelo menos 20 acordos devem ser celebrados nas áreas de agronegócio, ciência e tecnologia, comércio, educação e cultura.
A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2022, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões.
Viagens internacionais
Será a terceira viagem internacional do presidente Lula, desde que assumiu o Planalto, em janeiro. Na primeira viagem internacional no exercício do seu 3º mandato, embarcou para a Argentina, no dia 22 de janeiro. Na ocasião, se encontrou, em Buenos Aires, com o presidente argentino Alberto Fernández, para retomar os laços com a América do Sul.
Em 9 de fevereiro, Lula embarcou para Washington, nos Estados Unidos, para encontro com o presidente americano, Joe Biden, na Casa Branca.
Na sequência da viagem à China, no dia 26 de março, o presidente pode ir aos Emirados Árabes, nos dias 1º e 2 de abril, antes de retornar ao Brasil. A visita, no entanto, ainda não foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores.
Lula já anunciou que pretende ir à Portugal, provavelmente em abril ou maior, e na África, mas ainda não definiu os países.