Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

Cansado o tempo todo? Saiba se você está ingerindo essas vitaminas e minerais importantes

Deficiência de vitamina D, ferro ou magnésio, por exemplo, pode aumentar a fadiga

18 de abr 2023 - 09h:10 Créditos: R7
Crédito: Freepik

Pessoas que sentem cansaço persistente, fraqueza e indisposição devem investigar o que pode estar provocando esses quadros. É preciso considerar que a deficiência de algumas vitaminas e minerais costuma se manifestar dessa forma. Veja a seguir quais são as mais comuns:

Pessoas que têm deficiência de ferro podem apresentar um quadro chamado anemia ferropriva, um tipo comum em que o sangue não possui glóbulos vermelhos saudáveis devido à insuficiência de ferro, o que dificulta o transporte de oxigênio pelo corpo. A anemia pode causar cansaço e falta de ar, mas geralmente é possível corrigi-la com a suplementação deste mineral. Na alimentação, o ferro pode ser encontrado em nozes, frutas secas, massas e pães integrais, cereais, feijão, lentilha, grão-de-bico, espinafre, beterraba e brócolis, por exemplo.

A deficiência de vitamina B12 também pode causar um tipo de anemia que inclui uma série de sintomas; entre eles, cansaço e fraqueza. Também podem ocorrer dores de cabeça, palpitações, feridas na boca e problemas de memória. As principais fontes de vitamina B12 são de origem animal (peixe, carne bovina, principalmente fígado, além de ovos e leite). Muitas pessoas com dietas vegetarianas são orientadas pelo médico ou nutricionista a tomar suplementos que contêm vitamina B12.

A vitamina D é um importante nutriente para o sistema nervoso, para os ossos e músculos e para a imunidade. Ela é obtida basicamente pela exposição à luz solar. Estima-se que 50% da população global sofra com a deficiência de vitamina D. Os principais sintomas incluem cansaço, dores nos ossos, fraqueza muscular e cãibras e mudanças de humor, como depressão. Se não for possível manter uma rotina de exposição solar, o médico pode recomendar a suplementação.

O magnésio é um mineral que atua em uma série de funções do nosso corpo, incluindo muscular e nervosa, a regulação da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue. Se houver deficiência, a pessoa pode apresentar fadiga, fraqueza, perda de apetite, espasmos musculares e náusea. Deficiências mais severas costumam se manifestar ainda por meio de arritmias cardíacas, dormência e formigamento, mudanças de personalidade e convulsões. O magnésio pode ser encontrado em sementes, como as de abóbora, oleaginosas (castanhas e nozes), cereais, feijão preto, chocolate amargo, grãos integrais, banana, brócolis, entre outros alimentos. Se houver necessidade, um médico pode recomendar a suplementação.

Níveis baixos de vitamina B9 (folato) podem provocar anemia megaloblástica, um distúrbio sanguíneo que causa fraqueza, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, dor de cabeça, palpitações cardíacas e falta de ar. Na gestação, o folato é essencial, pois diminui o risco de problemas de formação do feto. A vitamina B12 é encontrada em fígado bovino, aspargo, couve-de-bruxelas, espinafre, laranja, amendoim e feijão. Além disso, o ácido fólico é adicionado a vários alimentos, como farinha, fubá, macarrão e arroz, por exemplo.

Manter uma alimentação equilibrada é a melhor forma de evitar deficiências nutricionais. Ainda assim, algumas pessoas têm condições de saúde específicas que dificultam a absorção de vitaminas e minerais. Por isso, se houver suspeita de alguma deficiência, é fundamental buscar ajuda médica para identificá-la e jamais tomar suplementos sem orientação, já que há risco de efeitos colaterais ou interações com outros medicamentos de que a pessoa eventualmente faça uso.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias