Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Com 98 casos de coronavírus, Guia Lopes da Laguna prorroga lockdown por mais cinco dias

Há 11 dias, moradores só saem de casa duas vezes por semana para serviços essenciais

18 de mai 2020 - 10h:16 Créditos: Midiamax
Crédito: Praça central de Guia Lopes da Laguna, cidade que enfrenta surto de Covid-19 | Foto: Reprodução

A Prefeitura de Guia Lopes da Laguna, a 234 km de Campo Grande, alterou o decreto de medidas de prevenção ao coronavírus e estendem o lockdown por mais cinco dias. Na cidade com maior incidência da doença no estado – 900 casos a cada 100 mil habitantes – os moradores continuam podendo sair apenas duas vezes por semana. 

O regime de lockdown, que deveria encerrar nesta segunda-feira (18), fica em vigor até o sábado (23). Os moradores estão em casa desde o dia 7 de maio, quando os casos de coronavírus começaram a aumentar expressivamente na cidade.

O decreto também alterou e expandiu o serviço de delivery. Antes, o serviço poderia ser feito para produtos essenciais, como drogarias, farmácias, supermercados, quitandas e restaurantes. Agora, é permitido delivery de roupas, calçados, artigos de papelaria, de nutrição animal, entre outros. 

Outra mudança é que as indústrias estavam fechadas, mas agora podem voltar a funcionar com escala de revezamento do quadro de empregados, em turnos de seis horas. O limite máximo é de 50% dos empregados por turno.

Como funciona o lockdown?

Em Guia Lopes da Laguna, a população pode sair duas vezes por semana, em dia determinado de acordo com a data de aniversário. Caso desobedeça o decreto e não tenha sintomas do coronavírus,o morador será abordado por um policial e conduzido de volta para casa imediatamente.

Pessoas contaminadas pelo coronavírus ou com sintomas suspeitos que estejam em isolamento domiciliar, caso quebrem a regra e saiam de casa, responderão criminalmente. A pena pode chegar a 30 anos de reclusão.

Conforme decreto municipal, os moradores só poderão sair de casa duas vezes por semana e apenas para atender a alguma necessidade primária, como ir ao mercado ou à farmácia – sempre levando documento de identidade com foto.

Quem nasceu de janeiro a abril, pode sair de casa nas terças e sextas-feiras; quem faz aniversário entre maio e agosto, pode sair quarta e sábado; quem nasceu entre setembro e dezembro, pode sair às segundas e quintas. É obrigatório uso de máscaras por todas as pessoas que circulem pelo município, mesmo dentro do carro.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias