A Prefeitura de Guia Lopes da Laguna, a 234 km de Campo Grande, alterou o decreto de medidas de prevenção ao coronavírus e estendem o lockdown por mais cinco dias. Na cidade com maior incidência da doença no estado – 900 casos a cada 100 mil habitantes – os moradores continuam podendo sair apenas duas vezes por semana.
O regime de lockdown, que deveria encerrar nesta segunda-feira (18), fica em vigor até o sábado (23). Os moradores estão em casa desde o dia 7 de maio, quando os casos de coronavírus começaram a aumentar expressivamente na cidade.
O decreto também alterou e expandiu o serviço de delivery. Antes, o serviço poderia ser feito para produtos essenciais, como drogarias, farmácias, supermercados, quitandas e restaurantes. Agora, é permitido delivery de roupas, calçados, artigos de papelaria, de nutrição animal, entre outros.
Outra mudança é que as indústrias estavam fechadas, mas agora podem voltar a funcionar com escala de revezamento do quadro de empregados, em turnos de seis horas. O limite máximo é de 50% dos empregados por turno.
Como funciona o lockdown?
Em Guia Lopes da Laguna, a população pode sair duas vezes por semana, em dia determinado de acordo com a data de aniversário. Caso desobedeça o decreto e não tenha sintomas do coronavírus,o morador será abordado por um policial e conduzido de volta para casa imediatamente.
Pessoas contaminadas pelo coronavírus ou com sintomas suspeitos que estejam em isolamento domiciliar, caso quebrem a regra e saiam de casa, responderão criminalmente. A pena pode chegar a 30 anos de reclusão.
Conforme decreto municipal, os moradores só poderão sair de casa duas vezes por semana e apenas para atender a alguma necessidade primária, como ir ao mercado ou à farmácia – sempre levando documento de identidade com foto.
Quem nasceu de janeiro a abril, pode sair de casa nas terças e sextas-feiras; quem faz aniversário entre maio e agosto, pode sair quarta e sábado; quem nasceu entre setembro e dezembro, pode sair às segundas e quintas. É obrigatório uso de máscaras por todas as pessoas que circulem pelo município, mesmo dentro do carro.