Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Vaz quer obrigatoriedade da cirurgia reparadora de lábio leporino

Estudos mostram que quanto mais cedo realizar a reparação, melhores são os prognósticos de recuperação

18 de ago 2020 - 15h:39 Créditos: Assessoria
Crédito: Assesoria

Durante a sessão remota da Assembleia Legislativa desta terça-feira (18), o Presidente da Comissão Permanente da Saúde, deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos), apresentou o Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia reparadora de lábio leporino ou fenda palatina na Santa Casa e nos conveniados.

Conforme Vaz, o lábio leporino e a fenda palatina são defeitos congênitos que ocorrem durante o início do desenvolvimento embrionário. Os cientistas acreditam que uma combinação de fatores genéticos e do meio ambiente, como doença materna, uso de drogas ou má nutrição podem ocasionar o problema.

“Nos dias atuais, graças à evolução tecnológica e a capacidade dos cirurgiões, nascer com uma fissura ou fenda labial palatina pode ter solução através de procedimentos cirúrgicos que garantem reparação da lesão com grande melhoria na normalização das funções de mastigação, sucção e bom desenvolvimento da fala, assegurando uma melhor qualidade de vida ao paciente” explicou o parlamentar.

Estudos mostram que quanto mais cedo realizar a reparação, melhores são os prognósticos de recuperação. Ou seja, a cirurgia reparadora logo após o nascimento é ação, inclusive, preventiva em relação a uma série de problemas ao longo do desenvolvimento da pessoa.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias