Menu
Domingo, 27 de julho de 2025

Primeira deepfake das eleições 2022 viraliza com pesquisa falsa que beneficia Bolsonaro

Vídeo com informações falsas mostra Bolsonaro a frente de Lula em pesquisa

18 de ago 2022 - 14h:27 Créditos: Mídiamax
Crédito: Reprodução

Começou a circular nas redes sociais nesta quarta-feira (17), a primeira 'deepfake', uma evolução das fake news, das eleições de 2022. No caso que veio à tona nesta quinta, um vídeo que usa narração da jornalista Renata Vasconcelos, da Rede Globo, divulga uma pesquisa eleitoral falsa que coloca o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A pesquisa falsa mostra Bolsonaro com 44% dos votos e Lula com 32%. No entanto, a última pesquisa oficial registrada na Justiça Eleitoral mostra o inverso, o candidato do PT com 44% e o atual presidente com 32%.

Na deepfake, os criminosos usam inteligência artificial para manipular imagens e vídeos na tentativa de atribuir veracidade a conteúdos falsos.

De acordo com o UOL, monitoramento de redes realizado na tarde de ontem (17) identificou que a deepfake se espalhava pelo WhatsApp, mas que também já havia se enraizado em redes abertas. Uma das versões encontradas no Youtube teve mais de 1.400 visualizações em apenas 12 horas e já confundia eleitores.

O vídeo não será reproduzido pela reportagem para evitar a disseminação do conteúdo falso.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias