
Nesta sexta-feira (19), a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Estado de Cidadania (SEC) e o Bioparque do Pantanal promovem a segunda edição do “Dia D da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência”.
A iniciativa nacional acontece em Campo Grande a partir das 9 horas e vai até às 15 horas de amanhã no próprio Bioparque, com mais de 200 ofertas de emprego exclusivas para PcDs (Pessoas com Deficiência).
Várias equipes de RH estarão presentes no evento, que tem como objetivo ampliar a conscientização das empresas sobre os direitos e potencialidades dos trabalhadores que possuem deficiência, além de fortalecer a rede de apoio às oportunidades de emprego do grupo.
O “Dia D” busca conscientizar as empresas sobre a Lei n° 8.213, que determina cotas para contratação de PcDs em empresas com mais de 100 funcionários.
De acordo com a Lei, empresas com até 200 funcionários devem destinar 2% das vagas para pessoas com deficientes, 3% quando tiverem de 201 a 500 funcionários, 4% de 501 a 1.000 funcionários e 5% de 1.001 funcionários em diante.
A ação ocorre todos os anos a fim de conectar pessoas com deficiência e reabilitados do INSS a oportunidade de trabalho, a fim de promover a inclusão no mercado.
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, foi instituído somente em 2005 através da Lei Federal n° 11.133, fruto da ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A data foi escolhida devido à proximidade com a primavera, que se inicia no dia 23 de setembro, e o dia da árvore, celebrado no dia 22 de setembro. A união das datas representa o nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdades de condições.
“É uma grande satisfação falar de inclusão e empregabilidade. A Funtrab tem o papel de captar as vagas junto às empresas que chegam até nós e, embora exista a lei de cotas, o nosso trabalho vai além. Temos buscado sensibilizar os empregadores de que a inclusão não deve ser vista apenas como obrigação legal, mas como um valor humano e social indispensável. O nosso compromisso é garantir que as oportunidades cheguem de fato às pessoas com deficiência, reconhecendo suas capacidades e talentos”, disse a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi.
Os interessados em se candidatar a uma das vagas oferecidas na ação deve levar RG, CPF e laudo médico atualizado.