Novo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica tempestade para todas as cidades de Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (18). O alerta começou a meia-noite e segue até às 23h59 de amanhã (19).
Junto ao alerta, o Inmet indicou potencial para chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), a previsão indica tempo mais instável devido a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliado ao transporte de calor e umidade. Além disso, o deslocamento de cavados e o avanço de uma frente fria deverão favorecer aumento de nebulosidade, chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo no estado de Mato Grosso do Sul.
O órgão ainda alerta que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.