
Em 2019, Paranhos recebeu obras do Sistema de Esgotamento Sanitário. A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) finalizou um pacote de investimento com novas ligações da rede de esgoto, já ativadas com a população utilizando a rede para enviar os efluentes domésticos para o tratamento na ETE.
Com recurso próprio, foram executados 7,8 km de rede coletora de esgoto, 334 ligações domiciliares e duas elevatórias. O investimento foi viabilizado por meio do Programa Avançar Cidades (2018). Com essas obras, o município aumentou seu índice de cobertura de esgotamento sanitário para toda a população, aos 83%.
Também contemplou melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que já estava em funcionamento.
Em agosto de 2015, o governador Reinaldo Azambuja e a Sanesul inauguraram a implantação do sistema de esgotamento sanitário de Paranhos com a estação de tratamento, viabilizada com recursos do Governo Federal, por meio da Fundação Nacional de Saúde –FUNASA e da Sanesul.
Para o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, “o investimento tem um impacto positivo direto na saúde pública e na preservação ambiental de Paranhos, já que todo esgoto coletado pela Sanesul recebe tratamento adequado, de acordo com a legislação ambiental vigente. Parabéns por mais um aniversário e que o desenvolvimento avance cada vez mais na cidade”.