O Programa Gás do Povo, iniciativa do governo federal, começa a distribuir vales-recarga para até 1 milhão de famílias em dez capitais brasileiras. O benefício substituirá gradualmente o Auxílio Gás e garante a gratuidade na recarga do botijão de gás de 13 kg. As famílias contempladas poderão retirar o benefício em revendas credenciadas da Caixa Econômica Federal, localizadas em cidades como Salvador, Fortaleza, São Paulo, Recife e outras.
Como Funciona a Retirada do Gás?
A recarga será realizada diretamente nas revendas de gás, sem intermediários. Para validar o benefício, o responsável pela família poderá usar um dos seguintes meios de identificação:
Cartão do Bolsa Família com chip + senha;
Cartão de débito da CAIXA + senha;
CPF e código de validação recebido no celular cadastrado.
A verificação será feita por um sistema eletrônico disponível nas revendedoras participantes, que são credenciadas ao programa.
Critérios para Receber o Benefício
Os contemplados são selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e devem atender aos seguintes requisitos:
Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
Ter renda per capita de até meio salário mínimo;
Ter o cadastro atualizado há pelo menos 24 meses;
Prioridade para famílias que já recebem o Bolsa Família.
Sobre o Programa
O Gás do Povo visa garantir o acesso de famílias de baixa renda ao gás de cozinha. O programa prevê a distribuição gratuita do botijão de 13 kg em revendas credenciadas, com o objetivo de beneficiar até 15 milhões de famílias até março de 2026. O auxílio é uma transição do modelo anterior do Auxílio Gás, com a meta de atender até 50 milhões de pessoas.
As revendedoras que desejam aderir ao programa precisam estar registradas na Agência Nacional do Petróleo (ANP), regularizadas na Receita Federal e com conta de pessoa jurídica na Caixa Econômica Federal. Além disso, as empresas devem aceitar pagamentos pela máquina de cartões da Caixa, a "azulzinha".
Consulta de Benefício
Os beneficiários podem consultar se foram selecionados para o programa por meio dos seguintes canais:
Aplicativo Meu Social;
Portal Cidadão Caixa;
Telefone Caixa Cidadão: 0800-726-0207.
Canais de Atendimento para Dúvidas
Telefone 121;
FalaBR;
SAC CAIXA: 0800-726-0101.



